Este formulário destina-se à notificação mensal de dados sobre infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) que ocorrem nas Unidades de Terapia Intensiva Adulto.
As Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) dos serviços de saúde brasileiros devem realizar a coleta dos dados de acordo com os Critérios Nacionais de IRAS e enviá-los mensalmente até o 15º dia do mês subsequente ao mês de vigilância.
ORIENTAÇÕES SOBRE A NOTIFICAÇÃO
1. Devem ser utilizados números absolutos e inteiros para o preenchimento dos campos numerador e denominador.
2. Este formulário permite o preenchimento parcial dos dados, ou seja, o notificador pode preencher alguns itens e depois retornar ao formulário para continuar o preenchimento. Para isso, basta clicar no botão RETOMAR MAIS TARDE para salvar as informações já inseridas.
3. Para enviar a sua notificação mensal para a Anvisa, basta clicar no botão ENVIAR. Mas atenção, após clicar no botão ENVIAR, o formulário preenchido não poderá mais ser alterado. Desta forma, orientamos que utilizem o botão RETOMAR MAIS TARDE para salvar as informações inseridas e só cliquem no botão ENVIAR quando não houver mais nenhuma informação a ser acrescentada.
4. O responsável pelo preenchimento do formulário deve clicar no botão ENVIAR, no final da página, respeitando as indicações de campos obrigatórios (*), para que os dados possam ser inseridos no banco de dados nacional.
5. Caso o serviço de saúde precise alterar alguma informação em um formulário já enviado (quando já foi clicado no botão ENVIAR), será necessário preencher um NOVO formulário.
6. Imprima ou salve o arquivo da notificação em PDF ou queXML PDF, após o envio do formulário. Esses arquivos devem ser guardados pelo serviço de saúde para futuras consultas pela VISA.
Observação: Não é necessário o envio deste formulário por e-mail ou pelo correio.
INDICADORES EPIDEMIOLÓGICOS NACIONAIS
- Densidade de incidência de infecção Primária de Corrente Sanguínea confirmada laboratorialmente (IPCSL)
Numerador: Número total de pacientes com Infecções Primárias de Corrente Sanguínea confirmadas laboratorialmente, por Unidade de Terapia Intensiva, no mês de vigilância.
Denominador (Paciente com cateter central - dia): Soma do número total de pacientes que usaram cateter central, a cada dia, por Unidade de Terapia Intensiva, no mês de vigilância.
- Taxa de utilização de Cateter Central
Numerador (Paciente com cateter central - dia): Soma do número total de pacientes que usaram cateter central, por Unidade de Terapia Intensiva, no mês de vigilância.
Denominador (paciente-dia): Soma do número total de pacientes internados, a cada dia, por Unidade de Terapia Intensiva, no mês de vigilância.
- Taxa de adesão ao checklist de verificação das práticas de inserção segura de cateter central
Numerador: número total de checklists aplicados no momento da inserção de cateter central na UTI adulto no mês de vigilância.
Denominador: número total de cateter central que foram inseridos na UTI adulto no mês de vigilância.
- Taxa de conformidade a todos os itens do checklist de verificação das práticas de inserção segura de cateter central
Numerador: número total de checklists aplicados que tiveram 100% de conformidade (todas as recomendações seguidas)
Denominador: número total de checklists aplicados no momento da inserção de cateter central na UTI adulto no mês de vigilância.
- Densidade de incidência de pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV)
Numerador: Número total de pacientes com Pneumonias Associadas à Ventilação Mecânica (PAV), por Unidade de Terapia Intensiva, no mês de vigilância.
Denominador (Paciente com ventilação mecânica - dia): Soma do número total de pacientes que usaram ventilação mecânica, a cada dia, por Unidade de Terapia Intensiva, no mês de vigilância.
- Taxa de Utilização de Ventilação Mecânica (VM)
Numerador (ventilação mecânica - dia): Soma do número total de pacientes que usaram ventilação mecânica, a cada dia, por Unidade de Terapia Intensiva, no mês de vigilância.
Denominador (paciente-dia): Soma do número total de pacientes internados, a cada dia, por Unidade de Terapia Intensiva, no mês de vigilância.
- Densidade de incidência infecção do Trato Urinário (ITU)
Numerador: Número total de pacientes com Infecções do Trato Urinário (ITU) associadas ao uso de cateter vesical de demora, por Unidade de Terapia Intensiva, no mês de vigilância.
Denominador (cateter vesical de demora – dia): Soma do número total de pacientes que usaram cateter vesical de demora, a cada dia, por Unidade de Terapia Intensiva, no mês de vigilância.
- Taxa de Utilização de Cateter Vesical de demora (CVD)
Numerador (cateter vesical de demora - dia): Soma do número total de pacientes que usaram cateter vesical de demora, a cada dia, por Unidade de Terapia Intensiva, no mês de vigilância.
Denominador (paciente-dia): Soma do número total de pacientes internados, a cada dia, por Unidade de Terapia Intensiva, no mês de vigilância.
Para ter acesso aos boletins de segurança do paciente e qualidade em serviços de saúde, com as análises das notificações de IRAS e RM por ano, acesse o link: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/servicosdesaude/publicacoes
Atenciosamente,
Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde – GVIMS
Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde – GGTES
Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa
gvims@anvisa.gov.br