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Notificação de ocorrências indesejáveis durante a utilização de produtos de higiene, perfumes, cosméticos, saneantes e alimentos

A Agência Nacinal de Vigilância Sanitária (ANVISA) realiza a vigilância e monitoramento de relatos de eventos adversos (qualquer efeito não desejado, em humanos, decorrente do uso de produtos) referentes aos produtos submetidos ao controle da Vigilância Sanitária.

 

Cidadão,

Para notificar ocorrências indesejáveis durante a utilização de produtos de higiene, perfumes, cosméticos, saneantes e alimentos solicitamos preencher este formulário.

Para o preenchimento do formulário é importante que esteja de posse dos dados disponíveis no rótulo do produto.

O formulário preenchido será encaminhado a uma equipe que analisará as informações e dará início à investigação.

As notificações de eventos adversos recebidas pela Anvisa são investigadas pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), que inclui a Anvisa, as vigilâncias sanitárias locais (estaduais, distrital e municipais) e laboratórios oficiais.

Os dados do notificador e consumidor informados nas notificações são mantidas sob sigilo.

Caso seja necessário, o SNVS entrará em contato com o notificador para solicitar dados complementares.

Triagem
(Esta pergunta é obrigatória)
3
Que tipo de problema deseja relatar?
Queixas Técnicas
4
As denúncias envolvendo empresas ou produtos suspeitos de irregularidades ou desvios de qualidade são investigadas pela área de inspeção e fiscalização. Neste caso, preencha o formulário para registro de denúncias disponível em: https://falabr.cgu.gov.br/
DESCRIÇÃO DA OCORRÊNCIA
Você poderá interromper o preenchimento e retormar posteriormente. O prazo para concluir o preenchimento é de 15 dias. Após esse período, os formulários incompletos serão apagados.
(Esta pergunta é obrigatória)
5
O produto motivo do evento adverso é:

Exemplos de produtos:

Produtos de higiene, perfumes e cosméticos: tintura capilar, alisantes, condicionadores, xampu, protetor solar, repelente de insetos, fraldas, etc

Produtos saneantes: desinfetantes, inseticidas, detergentes, desincrustantes, etc

Alimentos: formulas infantis, alimentos para dietas com restrição de algum nutriente, fórmulas enterais, alimentos para ingestão controlada de algum nutriente, alimentos para fins especiais, novos alimentos e ingredientes etc. (eventos adversos com fórmulas parenterais devem ser notificadas na farmacovigilância: https://primaryreporting.who-umc.org/Reporting/Reporter?OrganizationID=BR

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6
Data aproximada do uso do produto:
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Data da ocorrência/início dos sintomas
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Já havia utilizado este produto anteriormente?
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Há quanto tempo faz uso do produto?
10
Apresentou reação semelhante?
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Qual?
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Apresentou reação a outro produto semelhante antes?
13
Qual(is) produto(s) e que tipo de reações?
(Esta pergunta é obrigatória)
14
A ocorrência melhorou quando o uso/consumo foi suspenso?
15
Reutilizou o produto após a ocorrência?
16
A ocorrência reapareceu ao usar novamente o produto?
17
Usou medicamentos ou outros produtos (suplementos alimentares, fitoterápicos, etc) concomitante ao uso do produto? 
18
Qual(is)?
Informar marca, designação ou nome do produto e fabricante / importador / distribuidor do produto declarado no rótulo.
19
Assinale os sinais e sintomas associadas à ocorrência: 
20
A pessoa afetada pela ocorrência teve atendimento em serviço de saúde? 
21
Teve internação? 
22
A pessoa afetada continua internada?
(Esta pergunta é obrigatória)
23
Atualmente, como está a pessoa afetada pela ocorrência devido a utilização do produto?
(Esta pergunta é obrigatória)
24
Por favor, descreva detalhadamente a ocorrência:
PRODUTO
(Esta pergunta é obrigatória)
25
Nome e marca do produto
26
Nome da empresa descrita no rótulo
27
CNPJ da empresa descrito no rótulo
28
Número de identificação do produto (número de registro, notificação, processo), se existente
Encontrado no rótulo, pode ser número de processo (25351.xxxxxx/xxxx-xx) ou número de registro (iniciado por 2 (cosméticos), 3 (saneantes) ou 4,5 e 6 (alimentos))
29
Lote do produto
30
Data de fabricação
31
Data ou prazo de validade
(Esta pergunta é obrigatória)
32
O produto apresentava alguma alteração?
33
Qual alteração o produto apresentava?
34
Onde adquiriu o produto?

Informar o nome do estabelecimento e endereço.

Caso tenha adquirido pela Internet, informar o endereço da página.

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Se possível, anexe foto/imagem do produto motivo da ocorrência

Anexar foto do rótulo com destaque para os dados da empresa e do produto (instruções, composição, lote, número de registro ou processo de regularização) e da nota fiscal, se ainda possuir.

Podem ser anexados até 4 arquivos de até 2 Mb cada. Formatos aceitos: png, gif, doc, odt, jpg, pdf, png, jpeg

NOTIFICANTE
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Quem está notificando é a mesma pessoa que teve a ocorrência/apresentou os sintomas?
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Nome do responsável pela notificação
38
Tipo de relação com a pessoa afetada pela ocorrência:
39
Telefone do responsável pela notificação
(Esta pergunta é obrigatória)
40
E-mail do responsável pela notificação:
(Esta pergunta é obrigatória)
41
Nome ou iniciais da pessoa afetada pela ocorrência:
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Gênero da pessoa afetada pela ocorrência:
43
Data de Nascimento da pessoa afetada pela ocorrência 
44
Raça/cor da pessoa afetada:
45
Telefone de contato da pessoa afetada
(Esta pergunta é obrigatória)
46
E-mail de contato da pessoa afetada
(Esta pergunta é obrigatória)
47
Estado em que reside a pessoa afetada pela ocorrência 
(Esta pergunta é obrigatória)
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Município em que reside a pessoa afetada:
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A pessoa afetada apresenta alguma condição ou doença pré-existente?
50
Marque a seguir as condições ou doenças pré-existentes que a pessoa afetada tem:
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Marque a seguir as condições ou doenças pré-existentes que a pessoa afetada tem:
52
Marque a seguir as condições ou doenças pré-existentes que a pessoa afetada tem:
Marque todas opções aplicáveis e especifique no campo à direita.
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Houve comunicação da ocorrência à empresa fabricante ou importadora?
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A ocorrência foi comunicada ao órgão de Vigilância Sanitária ou Vigilância Epidemiológica local?