Este formulário tem o objetivo de captar dados mensais do indicador de consumo de preparação alcoólica para higiene das mãos nas Unidades de Terapia Intensiva - UTI (Adulto, Pediátrica e Neonatal). Esse indicador está previsto no “Protocolo para a prática de higiene das mãos em serviços de saúde", publicado em 09/07/2013, por meio da Portaria nº 1.377.
Essa ação está prevista ainda, na RDC nº 36, de 25 de julho de 2013, que determina a obrigatoriedade de utilização do referido Protocolo, bem como o monitoramento dos indicadores de segurança da paciente, incluindo os referentes à prática de higiene das mãos em serviços de saúde.
Link para o Protocolo de prática de higiene das mãos: Anexo 01: PROTOCOLO PARA A PRÁTICA DE HIGIENE DAS MÃOS EM SERVIÇOS DE SAÚDE* (www.gov.br)
Link para a Portaria nº 1.377/2013: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt1377_09_07_2013.html
Link para a RDC nº 36/2013: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2013/rdc0036_25_07_2013.html
Atenção: De acordo com o Protocolo de Higienização das Mãos publicado pelo Ministério da Saúde, Anvisa e Fiocruz esse indicador é de notificação obrigatória!
ORIENTAÇÕES SOBRE A NOTIFICAÇÃO
1. Devem ser utilizados números absolutos e inteiros para o preenchimento dos campos numerador e denominador.
2. Este formulário permite o preenchimento parcial dos dados, ou seja, o notificador pode preencher alguns itens e depois retornar ao formulário para continuar o preenchimento. Para isso, basta clicar no botão RETOMAR MAIS TARDE para salvar as informações já inseridas.
3. Para enviar a sua notificação mensal para a Anvisa, basta clicar no botão ENVIAR. Mas ATENÇÃO, após clicar no botão ENVIAR, o formulário preenchido não poderá mais ser alterado. Desta forma, orientamos que utilize o botão RETOMAR MAIS TARDE para salvar as informações inseridas e só clique no botão ENVIAR quando não houver mais nenhuma informação a ser acrescentada.
4. O responsável pelo preenchimento do formulário deve clicar no botão ENVIAR, no final da página, para que os dados possam ser inseridos no banco de dados nacional. Deve-se respeitar as indicações de campos obrigatórios (*).
5. Caso o serviço de saúde precise alterar alguma informação em um formulário já enviado (quando já foi clicado no botão ENVIAR), será necessário preencher um NOVO formulário.
6. Imprima ou salve o arquivo da notificação em PDF ou queXML PDF, após o envio do formulário. Esses arquivos devem ser guardados pelo serviço de saúde para futuras consultas pela VISA.
Observação: Não é necessário o envio deste formulário por e-mail ou pelo correio.
Fórmula de cálculo do indicador que será analisado pela Anvisa:
consumo de preparação alcoólica líquida ou gel (mL) na unidade por mês
__________________________________________________________
número de paciente - dia na unidade por mês
Nota 1: Não é necessário fazer nenhum cálculo.
Nota 2: Quando não houver dados de monitoramento de alguma Unidade ou dados de preparação alcoólica para higiene das mãos naquele mês, preencher com zero.
Nota 3: A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo mínimo esperado de preparação alcoólica seja de 20 mL por paciente - dia.