
As respostas registradas no formulário eletrônico somente serão consideradas válidas após o participante clicar no botão ENVIAR disponível ao final do questionário.
Em caso de dúvidas relacionadas ao assunto da Consulta Dirigida, encaminhe e-mail para ggtes@anvisa.gov.br , com o assunto EDITAL MONKEYPOX.
Para dúvidas ou problemas referentes a este formulário, encaminhe mensagem para cpror@anvisa.gov.br.
- Esta consulta dirigida permanecerá aberta enquanto perdurar a situação de Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional declarada pela OMS -
Contextualização:
Monkeypox é uma doença causada pelo Monkeypox vírus (MPXV), do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae. Com a evolução do cenário epidemiológico global, a Organização Mundial da Saúde - OMS declarou Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional em 23 de julho de 2022. Nesse sentido, a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) recomenda que os Estados-Membros garantam a identificação adequada dos casos suspeitos, a coleta de amostras e a implementação de protocolos de detecção molecular pelos Laboratórios nacionais.
No espectro do diagnóstico, a Anvisa foi demandada pelo Centro de Operação de Emergência (COE) para Monkeypox para que fossem obtidas informações referentes à metodologia própria (in house), a fim de que o diagnóstico para Monkeypox esteja em consonância com a metodologia utilizada e validada pelo laboratório. Segundo os membros do COE, houve relatos de que estão sendo liberados laudos com diagnósticos específicos para Monkeypox, quando, na verdade, a metodologia empregada seria para detecção do Orthopoxvirus.
As informações prestadas serão de caráter confidencial e, nesta condição, serão compartilhadas somente com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. Serão protegidos os dados pessoais nos termos da Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, e a publicização dos dados somente será feita de forma agregada respeitados os sigilos constantes na Lei nº. 12.527, de 18 de novembro de 2018.
Nesse contexto, foi publicada a NOTA TÉCNICA Nº 15/2022/SEI/GGTES/DIRE3/ANVISA, que traz orientações acerca da realização de testes de análises clínicas para a confirmação da infecção pelo vírus Monkeypox (MPXV).
Consulta Nacional de Laboratórios responsáveis pela detecção de Monkeypox vírus (MPXV)
ATENÇÃO: Caso haja alteração das informações preenchidas, por favor, submeta um novo formulário, atualizado!